quinta-feira, 4 de junho de 2009

Televisão é um dos principais canais de influência da moda


A moda é composta de estilos e tendências que surge de influência de diversos aspectos através da linha do tempo e o modo como o vestuário é usado, e integrado ao cotidiano. Para a divulgação destas tendências , a mídia tem como seu aliado o marketing comercial nas telenovelas que faz propaganda de vários produtos e serviços. Na maioria das vezes, as influências até se tornam referências como, por exemplo, o modo de vestir.
As pessoas se espelham nos artistas das novelas, em seus looks e acabam identificando-se com um desses famosos. O consumo desses produtos articula-se com a valorização da imagem como marca e com a formação de "tribos".
É um meio de o jovem ser visível e reconhecido na multidão e evitar o anonimato através das roupas introduzidas nas telinhas. ”As pessoas têm necessidade de pertencerem, de serem aceitas, de estarem entre pares à sua altura, ou à de seus sonhos", afirmou recentemente a jornalista de moda, Glória Kalil, em matéria publicada no seu site (http://www.chic.com.br/).
De acordo com a estudante do 4° período do curso de design de moda, Marcela Diniz, 18, a moda vem sendo, a cada dia, mais valorizada. O culto à imagem e à beleza impera. “A televisão é uma poderosa disseminadora de modismos, principalmente nas telenovelas, que são líderes de audiência”. A estudante lembra que em cada novela é lançada uma moda que logo estampa as vitrines e vira febre nas ruas. Entretanto, a moda tem como um dos seus objetivos principais a constituição de uma imagem diferenciada nas pessoas. Todavia, não é de hoje que a tendência à imitação, ao "ser igual", ganha proporções gigantescas no mundo todo.


Por Fernanda Essado

2 comentários:

  1. Amei a amateria.. muito boa mesmo

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  2. Ferzoca amei viu! E olha com certeza você tem toda razão! Parabéns pela matéria

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