domingo, 17 de maio de 2009

Essa moda não passa


EMOs, roqueiros, pattys, CDFs, punks. Podemos perceber o quanto seus estilos são diferentes, mas também podemos encontrar um ponto de semelhança entre eles: o All Star.
Os anos se passam e esse famoso tênis continua calçando as mais diferentes tribos, e o modelo mais aceito, é aquele mesmo, simples, básico e o mais barato.
Lançado nos States, era inovador para os calçados da época, pois era feito com o cabedal em lona e sola de borracha, mas só chegou a se tornar um objeto de desejo depois que os jogadores de basquete do país começaram a usar somente o All Star nos jogos, aqueles de cano alto.
Mais tarde, o design básico, o conforto, a durabilidade e funcionalidade foram características que determinaram a escolha do Converse All Star como calçado oficial das forças armadas americanas durante a Segunda Guerra Mundial.
Com o tempo, os diferentes modelos e as mais variadas estampas e materiais utilizados na produção do tênis, asseguraram à marca a liderança.
Mesmo quem não gosta desse estilo, deve reconhecer a pesquisa de mercado e a força da marca.
Afinal de contas, conquistar e manter tantos "seguidores" em um mundo onde a cada segundo se recebe mil propostas diferentes do mesmo segmento e conseguir fixar a marca em nossas mentes, de geração em geração, não é um serviço fácil.
Para contrariar o título da matéria, o All Star é moda? Bom...Eu acredito que um calçado que se mantém há anos no TOP OF MIND dos tênis, nunca entra e sai de moda. Simplesmente porque ele está acima dela.

Por Marina Bérgamo

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Moda Indiana Invade as ruas



Não se sabe ao certo se a moda invadiu a rua ou a rua invadiu a moda, mas o estilo indiano de se vestir já começou a se disseminar pelo Brasil, conquistando mulheres de toda parte com força total. Desde quando começou a novela Caminho das Índias. O maior desfile de roupas e de estilos não está restrito as telinhas como muitos imaginam, pelo contrário, pode ser visto por qualquer um, nas ruas da cidade, e usando a mesma do seu jeito, tornando-a mais interessante e pessoal.

A novela de Gloria Perez faz com que as pessoas consumam moda dia-dia, adaptando-as no cotidiano que são ligados aos figurinos de produções proporcionando a busca da imagem sonhada. As tramas costumam a influenciar os comportamentos contemporâneos, especialmente no que diz respeito à moda de acordo com a especialista em psicologia junguiana Cássia Duarte. “Tudo o que esta exposto na mídia, incluindo novelas, influencia no comportamento de algumas pessoas. Tudo que e usada nas novelas, podemos ver nas ruas”.

As tendências ganham forças quando aparecem traduzidas nos personagens principais, criando imagens desejáveis de consumo. Com a moda indiana não poderia ser diferente. Os acessórios são um grande trunfo, para as mulheres. Chegam ao exagero, às pulseiras são largas e brilhantes, com predomínio de correntes douradas, brincos longos com pedras, beni na testa, lenços, ou até mesmo com pérolas e strass, vale tudo. O colorido e a exuberância são de encher os olhos com a mistura de tonalidade de peças que proporcionam o luxo e a riqueza de detalhes.

Além das roupas em cores vibrantes e acessórias diferenciados, a nova novela das oito da Globo, chama a atenção também para a maquiagem peculiar das personagens, com destaque para os olhos pretos, tanto durante o dia quanto á noite, tornando-as mais sensuais e voluptuosas. Mas, para quem não pretende sair por aí vestida como Maya ou pintar os olhos languidamente como o personagem de Cléo Pires, as opções na decoração são inúmeras. Desde almofadas bordadas, mantas com estampas diversas, lenços de parede entre outras opções que certamente encantam a todos que gostam da cultura indiana.


Por Fernanda Essado

Diga que fico!

Você pode enxergar a moda como futilidade mais há décadas deixou de ser sinônimos de improvisação para composição de estilos e personalidades. Integram o simples uso das roupas do dia-dia á aspectos políticos e sociais, ocasionando o que fica e o que sai...

Moda é muito mais do que roupa, é considerada arte, pois produz a junção da beleza com a criação da vida, complexo não? Ao contrário do que talvez possamos pensar, a moda é democrática e muitoooo versátil, como o tubinho preto e a camisa branca, o importante é ser fiel ao seu estilo. Diga a todos que fico! Viva a sua moda.


Por Fernanda Essado